AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

                                        ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA
                                    AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
ALUNO:--------------------------------------------------------------SÉRIE: 6º ano DATA:-------------/--------------/--------------
PROFESSORA: MARIZÂNGELA

TEXTO I
                                          A RAPOSA E AS UVAS
       Uma raposa estava com muita fome. Foi quando viu uma parreira cheia de lindos cachos de uva.
Imediatamente começou a dar pulos para ver se pegava as uvas. Mas a latada era muito alta e, por
mais que pulasse, a raposa não as alcançava.
    Estão verdes disse, com ar de desprezo. E já ia seguindo o seu caminho, quando ouviu um pequeno ruído. Pensando que era uma uva caindo, deu um pulo para abocanhá-la. Era apenas uma folha e a raposa foi-se embora, olhando disfarçadamente para os lados. Precisava ter certeza de que ninguém
percebera que queria as uvas. Também é assim com as pessoas: quando não podem ter o que desejam, fingem que não o desejam.
(12 fábulas de Esopo. Trad. Por Fernanda Lopes de Almeida. São Paulo: Ática, 1994.)
Vocabulário
Latada: grade de varas para sustentar a parreira.
1. Na fábula de Esopo, a raposa, com fome, vê “lindos cachos de uva”. Se os cachos eram lindos, por que, então, a raposa diz que as uvas estavam verdes?______________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
2. Retire do texto o período que comprova que a raposa ainda tinha esperança de conseguir comer as uvas. ________________________________________________________________________________________________

3. Identifique e copie do texto “A raposa e as uvas” o parágrafo que contém a moral da história.
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________

4. Observe a atitude da raposa nessa fábula. Destaque do texto duas frases em que a raposa tem atitudes próprias do ser humano.______________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________

5. Na fábula “A raposa e as uvas”, lemos: “Mas a latada era muito alta e, por mais que pulasse, a raposa não alcançava.” Em qual das frases abaixo a expressão destacada tem sentido mais aproximado ao da expressão por mais que?
( A ) Uma vez que pulava, a raposa não as alcançava.
( B ) A não ser que pulasse, a raposa não as alcançaria.
( C ) Mesmo que pulasse, a raposa não as alcançaria.
( D ) Quando pulava, a raposa não as alcançava.
( E ) Nenhuma das alternativas.

6. Marque a opção em que o verbete fábula apresenta a acepção adequada ao gênero.
( A ) Mito, ficção.
( B ) Coisa fabulosa, inacreditável.
( C ) Preço muito elevado.
( D ) Narrativa curta contendo lição moral.
( E ) Mentira, ilusão.

7. Na frase “...aqui terá cama e mesa durante o mau tempo.”, retirada da fábula “A cigarra e as formigas”, as palavras em negrito significam, respectivamente:
( A ) Móvel utilizado para dormir - comida.
( B ) Refúgio - móvel usado para comer e escrever.
( C ) Área do solo - alimentação diária.
( D ) Abrigo - elevação isolada.
( E ) Abrigo - comida.

8. Observe a frase: “Um leão, um burro e uma raposa, tendo estabelecido uma sociedade entre si, ...”. Assinale a opção que contém um sinônimo da palavra em destaque.
( A ) Provado.
( B ) Demonstrado.
( C ) Ordenado.
( D ) Criado.
( E ) Mandado.

9. Preencha os espaços com um dos itens entre parênteses:
“A raposa e as uvas” é um texto __________ (comprido, curto), com começo, meio e fim. A história é contada no __________ (passado, presente), na __________ (primeira, segunda ou terceira) pessoa gramatical, por um narrador- ___________ (observador, personagem). As personagens são ___________ (animais, pessoas). A história termina com uma mensagem edificante conhecida como __________ (final, moral).